A Escola Estadual Dom Bosco visa estimular seus educandos o prazer pela poesia através do projeto Café Literário, com a iniciativa da professora de língua portuguesa Mônica Azevedo e colaboração da professora de língua inglesa e orientadora tecnólogica Maria Teresa C. F. da Silva apresentaram pela primeira vez em 18 de novembro de 2004 o 1º Café Literário - denominado sala de leitura Monteiro Lobato ( recebeu o nome através de votação pelos alunos da escola). Com a participação dos poetas Elias Francisco de Freitas em 2004 (professor de Língua Portuguesa lecionando em Queimados ) e em 2005 Líria Tabosa (professora de história) ambos moradores da Baixada Fluminense , os quais foram entrevistados pelos alunos. Recitaram trechos de algumas poesias de suas autorias.Os alunos produziram poesias de acordo com os temas propostos,da mesma forma declamaram as de suas preferências, criaram raps e contaram histórias sobre livros que marcaram suas vidas, participando também os professores da escola.
No dia 28 de novembro de 2006 tivemos o 3º café literário da E.E.Dom Bosco com a participação da poetisa Margarida Gama Coelho, moradora do bairro Belmonte de nosso município de Queimados, onde atua como funcionária do posto de saúde Mauro de Castro . É titular da cadeira nº 22 da Academia de Ciências, Letras & Artes de Engenheiro Paulo de Frontin através de suas obras Queimados ficou conhecida pelo mundo a fora. Participaram alunos da Escola Municipal Scintilla Excell que ganharam concurso de peosias do município.
Os temas do 3º café literário foram pertinentes as situações ocorridas no período do evento : A violência, descriminação, copa do mundo e terrorismo.
No dia 18 de novembro de 2007 aconteceu o 4º café literário da E.E.D.Bosco com o tema “ Poesias musicais ”. Com o objetivo de descobrir talentos, os alunos de 5ª à 8ª séries produziram poesias e outros cantaram músicas que a letra tivesse uma linguagem poética e ao mesmo tempo deixasse uma mensagem de alerta. Destacamos Liliam da turma 601 com a música “Alem do horizonte” e Scarllet da turma 801 cantando “Planeta Água”.
No final do evento tivemos a participação de Garré e Família, músico e cantor local que trouxe sua irmã,a poetisa convidada Dilean de Bragança , declamando poesias de sua autoria e participando com a família das apresentações musicais e entrevistas.
No dia 29 de novembro de 2008 tivemos o 5º Café Literário da E.E.D.Bosco que apresentou as diferentes formas de linguagem. Foram mostrados através de Data show a retrospectiva dos cafés literários,imagens com ilusão de ótica, imagens modificadas com photoshop,vídeo “O sapateado”. Tivemos apresentação de poesias. Alunos da turma 901 apresentou a dramatização “A paz” com a supervisão da professora de artes,Rosa.
No dia 30 complementando o tema “As várias formas de linguagem”, tivemos uma oficina de Libras( Linguagem brasileira de sinais) com a participação das professoras de libras joyce e Shirley Porto que foram voluntárias da Oficina de Libras.
No dia 25 de novembro de 2009 tivemos o 6º café literário, tema: Desafios. Foram expostos trabalhos de produção de texto do projeto PDE. As turmas: 503 produziu livro eletrônico recriando histórias da literatura infantil e 701 fotonovela teen como atividades complementares no Lied.
Um grupo de meninas da turma: 301 com a supervisão da professora da turma Sandra, encenaram a poesia de Vinícius de Moraes "As Boroboletas".
Tivemos a participação da poetisa Dilean de Bragança que pela segunda vez,que nos honrou participando das entrevistas e declamando algumas poesias de sua autoria. As alunas Thainá da Costa Benedito (701) e Lucyana Lopes ( 601) a homenagearam apresentando a sua poesia Quem sou, declamando em Libras ( Linguagem brasileira de sinais).
Nenhum comentário:
Postar um comentário